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Enterprise Console: Pesquisa de computadores por IP range
Número de Referência: AA-00254 Visualizações: 55834 Criado: 24-04-2012 14:28 Última Atualização: 24-04-2012 17:35

Referência Sophos: http://www.sophos.com/support/knowledgebase/article/16436.html

- Descrição:

O Sophos Enterprise Console permite a pesquisa de computadores via IP range, permitindo a identificação de computadores da rede para previamente organizar a estrutura de grupos e políticas bem como realizar instalações remotas pelo Sophos Enterprise Console.

Como diferentes redes possuem diferentes configurações, é possível alterar o comportamento desta pesquisa para que a mesma atenda as necessidades em diferentes ambientes.

Este artigo descreve o comportamento do método de pesquisa por IP range (Discover by IP range), para executar esta pesquisa, é possível usar um dos dois métodos abaixo:

Método 1 Método 2
 1- Abra o Sophos Enterprise Console.
 2- No toolbar (barra de ferramentas), clique em "Discover computers".

 
 1- Abra o Sophos Enterprise Console.
 2- Clique no menubar "Actions" > "Discover computers".

 


Por padrão, a pesquisa por IP usa ICMP, SNMP e "Windows networking", a tabela abaixo mostra um comparativo entre os diferentes protocolos:

Protocolo
Contacta o PC
Nome *
Workgroup * DNS Name * Sistema operacional * IP * Comentário *
 ICMP  Sim  Não  Não  Não  Não  Não  Não
 SNMP  Sim  Sim  Não  Não  Sim  Não  Não
 LDAP  Não  Sim  Não  Sim  Sim  Não  Sim
 Windows Networking
 Sim  Sim  Sim  Não  Sim  Não  Sim
 DNS  Não  Sim  Não  Sim  Não  Sim  Não
* Informações do computador final disponibilizadas pelo protocolo.


- Alterando o comportamento da pesquisa por IP range:

  1. No servidor do Sophos, abra o editor de registros do Windows (Iniciar > Executar > REGEDIT.EXE).
  2. Navegue até a chave "ManagementTools", localizada em:
  3. 32-bit: HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Sophos\EE\ManagementTools\
    64-bit: HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\WOW6432Node\Sophos\EE\Management Tools\

  4. Crie um novo valor DWORD com nome "IPScanSettings" (sem aspas).
  5. Edite o valor recém criado, tenha certeza que a opção "Decimal" está selecionada.
  6. Informe o valor de uma flag (valor gerado com base no "Anexo 1 - Gerando as flags" no final deste artigo) e clique em "OK".
  7. Feche o Sophos Enterprise Console caso esteja aberto.
  8. Reinicie o serviço "Sophos Management Service".


- Anexo 1 - Gerando as flags:

Para gerar uma flag para o valor IPScanSettings, some o valor da coluna "Flag" de cada item desejado da tabela abaixo e informe no valor "IPScanSettings" (valor em decimal):

Flag
Descrição
Usado por padrão?
 1  Exigir que o computador responda via ICMP. Se este sinalizador estiver definido, uma mensagem ICMP é enviada para o endereço. Se o computador não responder dentro de 2 segundos, o computador não será descoberto.  Sim
 2  Exigir que o computador esteja cadastrado no DNS. Se este sinalizador estiver definido, então o computador só será descoberto se a pesquisa do reverso do DNS for bem sucedido.  Não
 8  Tenta entrar em contato com o computador via SNMP. Se este sinalizador estiver definido, então o SNMP será utilizado para descobrir o nome e o sistema operacional do computador.  Sim
 16  Executa uma pesquisa de DNS reverso. Se este sinalizador estiver definido, o nome do computador será obtido usando a pesquisa do DNS inverso.  Não
 64  Tenta entrar em contato com o computador através do "Windows networking". Se este sinalizador estiver definido, então o "Windows networking" será usado para identificar o Workgroup/Domínio, descrição e sistema operacional.  Sim
 128  Exigir que o computador suporte o "Windows networking". Se este sinalizador estiver definido, então o computador só será descoberto se uma conexão do Windows for bem sucedida.  Não
OBS: Caso o valor "IPScanSettings" não existir, as flags informadas na coluna "Usado por padrão" serão usadas.

Exemplos:

1- Realizar uma pesquisa de computadores cadastrados no servidor DNS:
Flags: 2
Total: 2

2- Realizar uma pesquisa de computadores cadastrados no servidor DNS e que estejam ligados no momento:
Flags: 2 + 1
Total: 3

3- Realizar uma pesquisa de computadores ligados no momento e tentar coletar informações via DNS e SNMP:
Flags: 1 + 2 + 8
Total: 11

OBS: O valor total da soma das flags deve ser informado no registro.
OBS²: Para que esta alteração tenha efeito, é necessário reiniciar o serviço "Sophos Management Service".

Atenção!!!

Para maiores informações abra um chamado para a nossa equipe de suporte através do nosso painel de controle, para isso siga as instruções disponíveis no artigo abaixo:

Instruções para Suporte Técnico - M3Corp:
http://suporte.m3corp.com.br/article/AA-00283