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SMC: Cadastro e gerenciamento de dispositivos
Número de Referência: AA-00606 Visualizações: 3884 Criado: 11-03-2016 10:30 Última Atualização: 10-03-2017 11:53

- Descrição:

Este artigo visa auxiliar no cadastro dos dispositivos na console web do Sophos Mobile Control (SMC) bem como habilitar o gerenciamento (provisioning) dos mesmos a partir da console.

Existem diferentes opções para efetuar o cadastro e iniciar o gerenciamento dos dispositivos, para facilitar a visualização somente das opções de sua preferência habilitamos o Guia Rápido abaixo.

- Convenções:

  • Console Web : Se refere a console do Sophos Mobile Control (SMC) acessada pelo administrador
  • SMC Client: Aplicativo do Sophos Mobile Control (SMC) no dispositivo
  • Portal SSP: Portal de acesso para os usuários Self Service Portal (SSP)
  • Provisioning: Instalação (Deploy) no dispositivo do SMC Client
  • Usuário SSP: Usuário cadastrado para acesso através do Portal SSP


- Guia Rápido:
Clique no item abaixo, conforme a informação que deseja verificar:


Caso o link no guia rápido não o redirecione para o item desejado, basta mover a barra de rolagem da página para encontrá-lo.







- O que fazer?
     

  1. Cadastro e gerenciamento habilitado pelo administrador na Console Web:

    O primeiro passo para gerenciar o dispositivo é cadastrá-lo na Console Web.
    O administrador da console pode optar por adicionar os dispositivos manualmente, ou pode configurar uma planilha no formato CSV com informações de até 500 dispositivos para importar na Console Web.

    1. Inicialmente, vamos abordar o cadastro de um dispositivo de forma manual:

      1. Acesse a Console Web do Sophos Mobile Control (SMC)
      2. Vá até a guia "Devices", localizado no menu à esquerda em "Manage"



      3. Clique em "Create Device" e escolha o sistema operacional desejado:




      4. Em "Edit Device" é obrigatório informar um nome (Name), uma descrição (Description) e um endereço de e-mail.

        O número de telefone (Phone number) para o dispositivo
        , é opcional, e deve seguir o parâmetro internacional:
        +55 (código do Brasil) DDD (Código de área de sua região) e número, como por exemplo: +5511xxxxxxxxx (onde xxxxxxxxx corresponde ao número de seu telefone) e 11 ao código de área de SP, capital.

        No caso de um tablet, que não possui número deve ser informado o digito 0.



      5. Em "Owner" especifique se o dispositivo pertence a empresa "corporative" ou se o dispositivo é de uso pessoal "employee".
      6. Em "Device Group" você pode definir a qual grupo de dispositivos o que está sendo criado deve pertencer, serão listados somente os grupos já existentes.
      7. Clique no botão "Save"
      8. Neste momento o seu dispositivo está apenas cadastrado na console mas ainda não está sendo gerenciado.
      9. Escolha uma das opções abaixo, clicando sobre ela para prosseguir:





    2. Cadastro de vários dispositivos utilizando um formulário CSV:

      1. Acesse a Console Web do SMC
      2. No menu de ferramentas à esquerda, clique na guia "Devices".



      3. Clique em "Import Devices".



      4. A mensagem abaixo exibe a informação de que o formulário comporta até 500 dispositivos por arquivo e que o formulário deverá ser salvo no formato UTF-8.



      5. Clique em "Example CSV" para fazer o download do template do formulário:
        Será efetuado o download de um arquivo chamado importExample.csv.

      6. Abra o arquivo com um editor que possua suporte ao formato CSV, como por exemplo o Microsoft Excel:



      7. Configure os dados de acordo com o seu ambiente, a imagem abaixo fornece um exemplo de configuração:



      8. Note que os campos de Phonenumber (número de telefone) e User login name (nome de login do usuário) são opcionais.
        Caso você deseje configurar o número de telefone o mesmo
        deve seguir o parâmetro internacional:
        +55 (código do Brasil) DDD (Código de área de sua região) e número, como por exemplo: +5511xxxxxxxxx (onde xxxxxxxxx corresponde ao número de seu telefone) e 11 ao código de área de SP, capital.

        NOTA:
        No caso do número do telefone, caso você esteja utilizando o Microsoft Excel, o formato internacional +55... não será aceito por padrão.
        Neste caso, recomendamos que se utilize um outro editor para arquivos CSV.

        Lembre-se que, uma vez que o dispositivo se torne gerenciado, o número do telefone deverá estar disponível automaticamente na configuração do dispositivo na console.

      9. Após editar o formulário, volte a Console Web, em  "Import devices".
      10. Clique em "Upload file" e selecione o arquivo editado, efetuando o upload do mesmo:

      11. Uma lista com todas as configurações será mostrada, clique em "Finish" para importa-las.
      12. No menu de ferramentas à esquerda, clique na guia "Devices".



      13. Note que os dispositivos foram corretamente adicionados na lista de dispositivos cadastrados:







  2. Habilitando o gerenciamento dos dispositivos:

    Escolha o sistema operacional do seu dispositivo no Guia Rápido abaixo:
            
    1. Android 4.2 e superiores (Google)

      1. No menu de ferramentas à esquerda, clique na guia "Devices"



      2. Selecione e acesse as configurações do dispositivo cadastrado que você deseja tornar gerenciável (Caso ainda não tenha o dispositivo cadastrado, clique aqui).



      3. Clique em "Save" e depois no botão "Actions" e selecione a opção "Enroll"



      4. A mensagem abaixo será exibida, clique em "Yes":




      5. A janela "Task View" abrirá automaticamente mostrando o status atual do comando enviado.
        Os status "Accepted" e após "Notified" serão exibidos:



      6. Uma mensagem de e-mail será encaminhada para o endereço informado no cadastro do dispositivo.
      7. A mensagem contém duas etapas:



        1. Na etapa A você deve efetuar a instalação do aplicativo cliente (SMC Client), escolhendo uma das opções abaixo:
          1. Caso você esteja visualizando a mensagem no próprio dispositivo, clique no link "Install App", para ser direcionado a loja de aplicativos e efetuar a instalação do Sophos Mobile Control.



          2. Procure diretamente na loja de aplicativos do seu dispositivo o app Sophos Mobile Control e efetue a instalação do mesmo.
          3. Durante a instalação do SMC Client serão informadas algumas das permissões necessárias para o uso do SMC, clique em "Instalar" e após em "Ok":



          4. O SMC Client será aberto automaticamente.
          5. A mensagem abaixo será exibida, solicitando a ativação do SMC Client como administrador do dispositivo, clique em "Ok":



          6. Será exibida como lista com as permissões requeridas pelo SMC Client, clique em "Ativar":

            NOTA:
            Caso queira verificar em detalhes a respeito de todas as permissões requeridas, você pode consultar o artigo abaixo:
            SMC: Permissões necessárias para o SMC Client no Android
            http://suporte.m3corp.com.br/article/AA-00327




          7. A tela abaixo será exibida, porém o aplicativo ainda não está configurado, siga as instruções da etapa B abaixo:



        2. Na etapa B você deve efetuar a configuração do aplicativo, para isso escolha uma das opções abaixo:

                

          1. A primeira opção se aplica caso você esteja visualizando a mensagem de e-mail no próprio dispositivo.
            Clique no link "Configure App" e depois no botão "Configure app" conforme a imagem abaixo:



          2. Na segunda opção, você pode abrir o aplicativo do Mobile Control (SMC Client) e selecionar a opção "Scan QR Code" e escanear a imagem QR Code disponível na mensagem de e-mail.
          3. Na terceira opção, você pode abrir o aplicativo do Mobile Control (SMC Client) e selecionar a opção "Enter manually", preenchendo os campos "Token", "Server URL" e "Email"  com os dados informados na mensagem.
      8. O SMC Client será aberto automaticamente.
      9. A mensagem abaixo será exibida, solicitando a ativação do SMC Client como administrador do dispositivo, clique em "Ok":



      10. Será exibida como lista com as permissões requeridas pelo SMC Client, clique em "Ativar":




      11. A tela abaixo será exibida, mostrando a interface do SMC Client já configurado:



      12. Na Console Web do Mobile Control, na janela "Task View" será mostrado o status "succesfull" conforme abaixo:



      13. No menu de ferramentas à esquerda, clique na guia "Devices"



      14. Verifique se as abas "Managed" e "Compliant" estão com a checkbox em azul.



      15. O seu dispositivo já está sendo gerenciado.




        iOS 8 e superiores (Apple):

        1. Na Console Web, no menu de ferramentas à esquerda, clique na guia "Devices"



        2. Selecione e acesse as configurações do dispositivo cadastrado que você deseja tornar gerenciável (Caso ainda não tenha o dispositivo cadastrado, clique aqui).



        3. Clique em "Save" e depois no botão "Actions" e selecione a opção "Enroll"



        4. Será exibida a mensagem abaixo solicitando uma confirmação, clique em "Yes":



        5. A janela "Task View" abrirá automaticamente mostrando o status atual do comando enviado.
        6. Os status "Accepted" e após "Notified" serão exibidos:



        7. Uma mensagem de e-mail será encaminhada para o endereço informado no cadastro do dispositivo:

        8. A mensagem contém duas etapas:

          1. Na etapa A você deve efetuar a instalação do aplicativo cliente (SMC Client), escolhendo uma das opções abaixo:

                      
               
            1. Caso você esteja visualizando a mensagem no próprio dispositivo, clique no link "Install App", para ser direcionado a loja de aplicativos e efetuar a instalação do Sophos Mobile Control.
            2. Procure diretamente na loja de aplicativos do seu dispositivo o app Sophos Mobile Control e efetue a instalação do mesmo.

          2. Na etapa B você deve efetuar a configuração do aplicativo, para isso escolha uma das opções abaixo:



            1. A primeira opção se aplica caso você esteja visualizando a mensagem de e-mail no próprio dispositivo.
              Clique no link "Configure App" e depois no botão "Configure app" conforme a imagem abaixo:


            2. Na segunda opção, você pode abrir o aplicativo do Mobile Control (SMC Client) e selecionar a opção "Scan QR Code" e escanear a imagem QR Code disponível na mensagem de e-mail.
            3. Na terceira opção, você pode abrir o aplicativo do Mobile Control (SMC Client) e selecionar a opção "Enter manually", preenchendo os campos "Token", "Server URL" e "Email"  com os dados informados na mensagem.

        9. Após a instalação e configuração do SMC Client ter ocorrido com sucesso, será solicitada a instalação o perfil MDM no dispositivo, clique em "Instalar":



        10. Será exibida a tela abaixo, clique novamente em "Instalar":



        11. Verifique se a instalação do perfil ocorreu com sucesso e clique em "OK":



        12. Retorne a Console Web do Mobile Control (SMC).
        13. No menu de ferramentas à esquerda, clique na guia "Devices"



        14. Verifique se as abas "Managed" e "Compliant" estão com a checkbox em azul.



        15. Abra o aplicativo do SMC Client.
        16. A mensagem abaixo será exibida no dispositivo, clique em "Permitir":

           

        17. O seu dispositivo já está sendo gerenciado.




          Windows Phone 8.1 e Windows 10 Mobile:


          1. No seu dispositivo Windows Phone abra o aplicativo "Loja" (Store)
          2. Procure pelo aplicativo "Sophos Mobile Control" e o instale:



          3. Permita que o aplicativo utiliza a função de localização:



          4. Ao abrir o aplicativo do SMC, a tela abaixo será exibida:



          5. Após o término da instalação será preciso ativar o aplicativo
          6. No menu de ferramentas à esquerda, clique na guia "Devices"



          7. Selecione e acesse as configurações do dispositivo cadastrado que você deseja tornar gerenciável (Caso ainda não tenha o dispositivo cadastrado, clique aqui).
          8. Clique em "Save" e depois no botão "Actions" e selecione a opção "Enroll"



          9. A mensagem abaixo será exibida, clique em "Yes":



          10. A janela "Task View" abrirá automaticamente mostrando o status atual do comando enviado.
            Os status "Accepted" e após "Notified" serão exibidos:






          11. Uma mensagem de e-mail será encaminhada para o endereço informado no cadastro do dispositivo.
          12. Na mensagem de e-mail recebida, você deve efetuar a configuração do aplicativo, para isso escolha uma das opções abaixo:

            1ª Opção - QRcode (quando a mensagem não é aberta no dispositivo):

            Na mensagem recebida, haverá um QRcode, basta selecionar no aplicativo a opção "Scan QR Code" e apontar a câmera para a imagem:


            A seguinte tela será exibida, clique na opção "Configure App":




            2ª Opção - Inserir os dados manualmente:

            Na mensagem recebida, haverão os dados necessários para configurar o aplicativo do SMC manualmente:




            Abra o aplicativo do Mobile Control e insira os dados informados na mensagem de e-mail recebida:




          13. A tela abaixo será exibida, mostrando a interface do SMC Client já configurado:



          14. Na console do Mobile Control, verifique se as abas "Managed" e "Compliant" estão com a checkbox em azul:



          15. O seu dispositivo já está sendo gerenciado.




  3. Cadastro ou gerenciamento habilitado pelo próprio usuário do dispositivo através do Self Service Portal:

    Este método descreve como o usuário do dispositivo pode cadastrar o seu próprio dispositivo através de um portal do usuário conhecido como SSP (Self Service Portal) e como o administrador pode habilitar o acesso a este portal e configurar que tipo de ações o usuário pode realizar.

    1. Todo o procedimento de cadastro e habilitação do gerenciamento dos dispositivos está disponível no artigo abaixo:

      SMC: Self Service Portal (SSP):
      http://suporte.m3corp.com.br/article/AA-00584

      Este guia abrange todas as funcionalidades e características referentes ao Self Service Portal.


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Instruções para Suporte Técnico - M3Corp:
http://suporte.m3corp.com.br/article/AA-00283