Ir para o Menu
Pesquisar a Base de conhecimento
Arcserve UDP: Plano de backup agentless
Número de Referência: AA-00610 Visualizações: 11898 Criado: 28-03-2016 11:46 Última Atualização: 03-11-2016 09:08
Referência Arcserve:

Centro de conhecimento Arcserve v6: http://documentation.arcserve.com/Arcserve-UDP/Available/V6/PTB/bookshelf.html

- Descrição:

Este artigo descreve como criar um plano de backup agentless na console do Arcserve UDP.
A utilização do backup sem agente (Agentless) é possível somente nos seguintes hipervisors:

  • Microsoft Hyper-V
  • VMware vCenter/ESX

- Convenções usadas neste artigo:

  • Agentless:
    Quando não é necessária a instalação do agente UDP.
  • Conjuntos de recuperação:
    É uma configuração de armazenamento onde um grupo de pontos de recuperação obtidos em backup, por um determinado período, é armazenado como um único conjunto.
    Trata-se portanto de um conjunto de backups, o qual inicia com um backup Full (completo) e é seguido de outros backups de tipo incremental, verificação ou completo.
    Quando o limite de conjunto de recuperação é excedido, o mais antigo é excluído.
  • SAN (Storage Area Network):
    É uma rede de alta velocidade de dispositivos de armazenamento que também conecta os dispositivos de armazenamento com os servidores.
    Provê armazenamento em nível de bloco que pode ser acessado pelos aplicativos em execução nos servidores em rede.
    Dispositivos de armazenamento SAN podem incluir bibliotecas de fitas e dispositivos baseados em disco, como hardware RAID.
  • Nó:
    É um sistema físico ou virtual que contém os arquivos dos quais serão feitos os backups.
    O Arcserve UDP pode proteger nós do Windows e máquinas virtuais no VMWare vCenter/ESX ou no Microsoft Hyper-V Server.
  • Ponto de recuperação:
    Um ponto de recuperação é criado quando se faz backup de um nó. Os pontos de recuperação estão armazenados no destino de backup.
  • Servidor do ponto de recuperação (RPS):
    É um nó de destino onde você instala o servidor. É possível criar repositórios de dados de um servidor do ponto de recuperação.
- Criação do plano:


1. Na console do Arcserve UDP, acesse a guia "Recursos" e localize a coluna a esquerda.
    Após selecione a opção "Todos os planos":

   

2. No quadro a direita, localize e clique sobre a opção "Adicionar um plano":


3. Defina um nome de sua preferência para o plano de backup (Neste exemplo, adotamos o nome IIS - Hyper-V Agentless):

 

4. Defina um proxy de backup agentless, o que consiste em um computador onde o agente do Arcserve UDP para Windows estará instalado.
NOTA:
- No caso do Microsoft Hyper-V, recomenda-se a utilização do próprio hipervisor como proxy de backup, já para o VMware um computador com o agente deverá ser escolhido.

5. Clique na opção "Adicionar nós" e após na opção "Importar ..." correspondente ao seu hipervisor.
6. Defina os dados de acesso ao seu hipervisor informando o host/IP e as credenciais de acesso de um usuário administrador ou root:



7. Clique em "Conectar"
8. Uma lista com todas as máquinas virtuais (VMs) disponíveis no hipervisor será exibida:


9. Selecione os nós desejados e forneça credenciais de acesso administrador para os mesmos, isso permitirá que tarefas como a verificação prévia, dentre outros, possam ser realizados posteriormente.
10. Clique em "Adicionar à lista" e após em "Salvar".
11. De volta a tela de origem, haverão outras opções especificas para VMware e Hyper-V:



12. Clique na aba "Destino" e defina o local de destino dos dados de backup:



13. Clique na aba "Programar" e defina a programação de backup:



14. Nessa guia você também pode definir o período de retenção de dados bem como a respeito dos catálogos do sistema de arquivos e verificação do RPS:



15. Verifique também se você deseja habilitar alguma das funcionalidades presentes na aba "Avançado":



16. Salve o plano de backup e aguarde a implementação do mesmo:



17. Uma vez concluída a implementação, o backup será executado conforme programado.



Clique aqui para retornar a página inicial das documentações

Atenção!!!

Para maiores informações abra um chamado para a nossa equipe de suporte através do nosso painel de controle, para isso siga as instruções disponíveis no artigo abaixo:

Instruções para Suporte Técnico - M3Corp:
http://suporte.m3corp.com.br/article/AA-00283