Ir para o Menu
Pesquisar a Base de conhecimento
UDP: Erro de backup - Failed to quiesced snapshot
Número de Referência: AA-00676 Visualizações: 2447 Criado: 20-06-2018 16:34 Última Atualização: 23-08-2018 12:23

Referência Arcserve:
https://arcserve.zendesk.com/hc/en-us/articles/202872445-VM-Agent-AE0580-AE0577-quiesce-errors-backing-up-Virtual-Machines-Vim25Api-ApplicationQuiesceFault
https://arcserve.zendesk.com/hc/en-us/articles/202153759-AE0577-AE0580-a-quiesced-snapshot-failed
https://arcserve.zendesk.com/hc/en-us/articles/206912166-Arcserve-UDP-HBBU-Agentless-VM-backup-job-failed-with-Could-not-take-snapshot-of-the-Virtual-Machine-

- Descrição:

Ao efetuar um backup de uma máquina virtual o mesmo falha com um erro similar a imagem abaixo:


Este artigo tem como objetivo explicar quais os possíveis motivos para o erro de quiesced snapshot e quais as ações a serem executadas para troubleshooting e correção do mesmo.

- O que fazer?

Geralmente este problema é causado por um problema no ambiente, para resolve-lo siga os passos abaixo:

1. Verifique os logs do Event Viewer do Windows (Event Viewer no Windows na própria máquina virtual), deve haver mensagens de erro referentes a leitura e VSS ou mesmo erros relacionados ao VMware Tools (caso o ambiente seja VMware), os quais ocorreram no mesmo momento em que a falha para gerar o snapshot ocorreu.

2. Acesse os logs localizados por padrão na pasta abaixo, no proxy de backup:
C:\Program Files\Arcserve\Unified Data Protection\Engine\Logs

O nome do log a ser verificado seguirá um padrão, como por exemplo:
HBBU-ESX-20150711-192456-971-job8-pid10976-Windows-Guest

Onde:
HBBU-ESX: Identifica o hipervisor com um VMWare ESX
20150711-192456: Data e hora da execução do backup

No log haverá uma identificação do método de quiescing usado na tentativa de backup, que pode ser "VMware Tools snapshot method" ou "Microsoft VSS inside the VM", conforme o exemplo abaixo:


Uma das seguintes mensagens de erros abaixo também podem ser encontradas:

"Abort backup because backup job has been configured to use the "Microsoft VSS inside VM" snapshot method. However, only the "VMware Tools" snapshot method is applicable because Host-based VM Backup failed to deploy the necessary tools into the VM."

"Abort backup because backup job has been configured to use the "VMware Tools" snapshot method. However, only the "Microsoft VSS inside the VM" snapshot method is applicable because Host-based VM Backup failed to undeploy tools from inside VM."

3. Se a máquina virtual estiver em ambiente VMware, verifique também o log encontrado na pasta abaixo (dentro da máquina virtual que se deseja proteger):
C:\Program Data\Vmware\Vmware Tools

Se a máquina virtual estiver em ambiente Hyper-V, verifique também o log encontrado na pasta abaixo (dentro da máquina virtual que se deseja proteger):
C:\Program Files\Arcserve\as-hbbu-vmwarebackup\logs

4. As possíveis soluções para o problema são:
- Atualize as credencias da máquina virtual, clicando com o botão direito sobre o nó correspondente a VM na console do UDP e clicando em "Update";
- Se a máquina virtual estiver em ambiente VMware, você deve instalar ou atualizar o VMware Tools (o qual é instalado na VM);
- Na máquina virtual, como administrador no prompt de comando do Windows, execute o comando:

vssadmin list writers


No resultado, todos os writers devem estar com o status "Stable" e "No error".

Caso estes não sejam os status mostrados, recomendamos a verificação dos artigos abaixo e em caso de persistência abertura de chamado com o suporte:

AE0435:Failed to gather system state VSS writers

AE0436 Failed to create system state shadow copy (VSS S/W H/W Providers)

How to manually restart VSS Writers in a failed state without Rebooting Server

Error message when you run the "vssadmin list writers" command on a Windows Server 2003-based computer: "Error: 0x8000FFFF"

Execute também o comando:

vssadmin list providers


Todos os providers precisam ser listados, como na imagem acima.

5. No caso da VM estar em ambiente VMware, você pode reiniciar o VMware Tools ou configure o plano de backup na console do Arcserve para uso do método "MS VSS inside VM" ao invés do método "VMware Tools". 

 IMPORTANTE:

Há uma outra opção desabilitando a opção de quiescing, mas somente caso backups não consistentes sejam considerados aceitáveis (ou seja, o objetivo seja apenas garantir a existência de algum backup devido ao cumprimento de alguma regra ou legislação, ainda que a restauração do mesmo não seja garantida).
É a opção de quiescing que garante a consistência dos dados, que os mesmos estão íntegros e que a restauração das informações será feita com sucesso caso necessário. 

Você pode desabilitar a opção de quiescing ao efetuar a alteração abaixo no registro:

Para aplicar a todas as máquinas virtuais:

Acesse o registro:
HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Arcserve\Unified Data Protection\Engine\afbackupdll

Modifique o valor da KeyWord  DisableTakeQuiescenceSnapshot para 1, ficará assim:

DisableTakeQuiescenceSnapshot=DWORD:1

Para aplicar a uma máquina virtual específica:

Acesse o registro:
HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Arcserve\Unified Data Protection\Engine\afbackupdll<vm-instance-uuid>

Modifique o valor da KeyWord  DisableTakeQuiescenceSnapshot para 1, ficará assim:

DisableTakeQuiescenceSnapshot=DWORD:1

 NOTA:
Com essas alterações nas chaves aplicadas, o Arcserve UDP pode fazer o backup de máquinas virtuais desligadas porém não com as máquinas virtuais ligadas.

Isso ocorre porque, ao tentar executar o backup de uma VM ligada, o UDP tenta efetuar o quiesce.

Ao tentar efetuar o backup de uma VM, caso a mesma tenha problemas no VMware Tools/VSS Writers/VSS errors internamente, a snapshot com quiesce falhará e o backup do UDP também como consequência.
 

Outras possíveis causas para o erro de quiesce:

"The quiesce error is caused by Oracle writer":

Siga os procedimentos descritos nos artigos abaixo:
http://blogs.vmware.com/vsphere/2013/03/quiescing-oracle-db-windows-vdpa.html

Performing Database Backup and Recovery with VSS
http://docs.oracle.com/cd/B28359_01/win.111/b32010/vss.htm


Clique aqui para retornar a página inicial do suporte

Atenção!!!

Para maiores informações abra um chamado para a nossa equipe de suporte através do nosso painel de controle, para isso siga as instruções disponíveis no artigo abaixo:

Instruções para Suporte Técnico - M3Corp:
http://suporte.m3corp.com.br/article/AA-00283